Criando moedas e medalhas com design 2D e 3D

Muitos de nossos clientes nos perguntam a diferença entre as moedas com relevo 2D e as moedas com relevo 3D. Entendemos que pode ser um pouco confuso, mas vamos explicar melhor a diferença entre moedas e medalhas com design 2D e 3D para que não fique nenhuma dúvida, assim você pode fazer a melhor escolha para o seu projeto.

 

As moedas possuem áreas de alto e baixo relevo, que vamos chamar de níveis. Então, a principal diferença entre 2D e 3D é que as moedas 2D tem só dois níveis no metal. Já as moedas 3D tem um número ilimitado de níveis. Isso quer dizer que podemos criar cantos arredondados e suavizar o desenho indo de alto relevo para baixo relevo.

 

Para melhor descrever o relevo 2D, você tem que imaginar uma imagem que vai sair da superfície da moeda, criando o alto relevo, igual a moeda da Token.ac. Nesta moeda, podemos ver que toda a arte está no mesmo nível. Esse é um exemplo de moeda com relevo 2D, onde a marca e as palavras estão mais altas, ficando evidente os dois níveis da moeda. Medalhas personalizadas em 2D são mais simples e perfeitas para artes que contém logos, desenhos 2D e textos.

 

Tocoin Moedas Personalizadas - Token.ac

 

Agora a moeda personalizada em 3D tem múltiplos planos, como a caveira da PMDF. Isso cria o efeito 3D que falamos. A caveira é formada por várias depressões irregulares em baixo e alto relevo. Esse estilo funciona muito bem com estátuas, bustos, faces, imagens de pessoas, prédios e outros objetos que possuem três dimensões na vida real. Uma analogia é imaginar o 3D como uma montanha, que tem altos e baixos, totalmente irregular.

 

medalha-do-bope

 

Moeda 2D esmaltada

 

O principal motivo para manter seu design 2D é se você quiser usar cor (moeda ou medalha esmaltada). Veja o exemplo da moeda da PE. Para colorir, precisamos criar uma área ao redor para comportar o esmalte. Então sempre que tiver uma imagem colorida, ela terá um contorno de metal.

 

Tocoin Moedas Personalizadas - Polícia do Exército - moeda 2D esmaltada

 

Moeda 3D esmaltada

 

Colorir uma arte 3D já é algo mais difícil, mas dependendo do design, podemos fazer uma mistura de 3D com 2D. Onde algumas partes ficarão coloridas em 2D e outras em 3D com os espaços para o esmalte colorido. Igual a moeda do Exército Brasileiro. O elmo é 3D e em volta 2D, onde tem as cores do brasão.

 

Leia mais sobre moedas e medalhas esmaltadas

 

Tocoin Moedas Personalizadas - Exército verso - Moeda 3D esmaltada

 

Quando combinados o 2D com o 3D as moedas ficam incríveis, elevando o trabalho final para um outro patamar. Nesta face da moeda do Exército, fizemos uma mistura de 2D com 3D. No símbolo do Exército, as estrelas pontas e espada estão em 3D. O fundo e os textos são 2D.

 

Post sobre moedas e medalhas com design 2D e 3D - moeda do exército

 

Moedas em 3D custam mais?

 

Os moldes em 3D custam mais devido o processo de produção, que demanda mais tempo de criação e também de produção. Para fazer uma arte 3D, podemos passar por até 4 etapas até chegar no resultado final. Desde a ideia do cliente, ilustração manual, ilustração vetorizada e arte 3D digital para a gravação do molde.

 

Como sei se meu desenho é 2D ou 3D?

 

Se você quer colorir alguma parte da moeda ou se o desenho é muito simples e chapado como uma ilustração de quadrinhos, sem muitos altos de baixos, ela vai ser 2D. Agora, se é algo complexo, tem um objeto, uma paisagem, uma pessoa, um prédio ou muitos elementos em uma composição, sua arte vai ser 3D. Veja nas imagens a seguir a diferença entre a arte em duas dimensões (2D) e três dimensões (3D).

moeda-com-design-2D

Moeda com design 3D

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender melhor sobre as artes 2D e 3D. Entre em contato conosco para fazermos o seu projeto personalizado. Ficaremos felizes em ajudar você com seu projeto.

 

Saiba mais sobre moedas e medalhas corporativas para empresas

 

SUA HISTÓRIA MERECE UMA TOCOIN!

Projetos a partir de 50 unidades
e prazo de entrega de 60 dias.

APRENDA COM A TOCOIN

CONHEÇA OUTRAS HISTÓRIAS QUE JÁ CONTAMOS