Se você tem dúvidas sobre quais metais e revestimentos usar nas suas moedas ou medalhas personalizadas, não deixe de ler esse post. Para começar, você pode escolher entre dois metais, bronze e zinco, e oito tipos diferentes de revestimento, que também chamamos de banho.
Moedas e medalhas personalizadas de bronze
As moedas e medalhas feitas em bronze são criadas em um processo de cunhagem, que é quando duas matrizes são prensadas em uma moeda ainda lisa. Uma característica que diferencia bastante o bronze do zinco é o peso. Moedas e medalhas de bronze são mais pesadas.
Faça o orçamento para o seu projeto em bronze!
Moedas e medalhas personalizadas de zinco
Diferente das moedas e medalhas de bronze, as de zinco são produzidas por um processo de injeção de metal líquido em um molde, onde não ocorre a prensa dos moldes. Quando feitas com zinco, as moedas e medalhas podem conter cortes ou furos personalizados. Por serem mais leves, costumamos sugerir que a espessura seja uma pouco maior do a espessura utilizada nas de bronze, já que a sensação de peso agrega mais valor.
Faça o orçamento para o seu projeto em zinco!
Revestimentos especiais de moedas e medalhas personalizadas
Como dissemos no início, são oito tipos de revestimentos (ou banhos) disponíveis para o melhor acabamento da sua moeda: bronze envelhecido, cobre envelhecido, prata envelhecida, ouro envelhecido, níquel brilhante, cobre brilhante, prata brilhante e ouro brilhante. Vale lembrar que independente do metal escolhido para fazer a sua moeda ou medalha, você pode optar por qualquer um dos revestimentos. Não se preocupe se no momento de escolher o metal e revestimento você ficar na dúvida, nós podemos ajudar você a decidir pela combinação que faça da sua moeda ou medalha algo único. Vamos conversar sobre o seu projeto!
Confira abaixo a diferença entre cada banho:
Confira Challenge Coins que já produzimos em diferentes revestimentos
Na descrição de cada uma delas está indicado os seus banhos/revestimentos.
Bronze envelhecido
Prata envelhecida
Conheça a história por trás dessa moeda que eterniza nove décadas de história. Clique aqui!
Cobre envelhecido
Foram criadas três Challenge Coins diferentes para para celebrar os 10, 15 e 20 anos da turma Güenta o Tranco, da EPCAR. Na foto, o destaque é para a moeda de 15 anos, que recebeu o banho de cobre envelhecido.
Utilizamos o cobre em vez de bronze envelhecido, porque o revestimento de bronze e ouro envelhecido são muito próximos. Já o cobre tem um contraste maior e se parece muito com a cor de bronze que estamos acostumados a ver em premiações.
Ouro envelhecido
Na foto, vemos o lado reverso da moeda que criamos para o Exército Brasileiro. Comparado ao bronze envelhecido, o ouro envelhecido é um pouco mais avermelhado. Nesse moeda, além do ouro envelhecido, também aplicamos o banho de níquel brilho, que são as partes “prateadas”.
Ouro Brilho
Níquel brilho
Na moeda da criada para a Polícia Civil do Paraná, aplicamos dois banhos, prata envelhecida e níquel brilho. Na foto, destacamos o níquel, que, mesmo estando apenas em alguns detalhes da moeda, chama bastante a atenção, justamente pelo contraste com a prata envelhecida do fundo.
Banho duplo
Sua moeda ou medalha pode ganhar um acabamento ainda mais especial se forem misturados dois tipos de revestimento. A moeda da Turma Collecio Fornovo – EsPCEx, por exemplo, recebeu um banho de ouro envelhecido e outro de níquel brilhante. A fabricação de moedas e medalhas com dois banhos é um pouco mais extensa, pois é feito o primeiro revestimento e, só quando ele está totalmente seco, o segundo revestimento é aplicado. A espera compensa, já que esse tipo de acabamento deixa a moeda com detalhes muito especiais.