A inauguração do Espaço Cultural da Aviação do Exército fez parte das comemorações do Centenário da Aviação Militar no Brasil. Muito mais do que celebrar a data, o local mantém viva e acessível a história do Comando de Aviação do Exército e do nosso país. Além disso, lá é possível encontrar as obras de um dos maiores artistas de “Aviation Art” do país, Mauro José de Godoy Moreira (02/06/1938 – 12/10/2019). Visando eternizar essa história e a arte desse amado artista, o Coronel Antônio Geraldo Rodrigues, buscou a Tocoin para a criação de uma moeda personalizada.
O artista
Mauro José Godoy Moreira, foi aviador, artista plástico, ilustrador, pesquisador e historiador. Nasceu em Bragança Paulista em 02/06/1938. Um entusiasta da aviação, ele fez seu primeiro voo solo aos 17 anos. Ficou conhecido como o mestre brasileiro da “Aviation Art“ e fundou no Brasil a Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial, a ABRARTA.
Mauro fez vários trabalhos, mas sempre foi mais ligado à Aeronáutica devido à sua paixão pela aviação. Em uma visita à congratulação do General Peternelli em Taubaté-SP, recebeu o convite para ilustrar o projeto do Espaço Cultural. “Ele fez tudo em um mês, nem usou prancheta, coisa que só quem sabe faz”, declarou Val dos Santos, amiga próxima do artista, em entrevista à Tocoin.
O espaço
O Espaço Cultural, conta com sessenta painéis, que contextualizam eventos da história da Força Terrestre e sua busca por operar nos domínios da Terceira Dimensão. Nele também é possível encontrar representações em escala das aeronaves e dos primeiros hangares da Escola de Aviação Militar, em 1919, e muitas outras memórias.
O projeto dos desenhos do calendário de 100 anos da Aviação do Exército, foi o último trabalho de Mauro Godoy em vida e também pode ser encontrado no local pelos seus admiradores. O artista contribuiu com algumas peças para o Espaço, e pouco antes do seu falecimento pôde falar um pouco sobre o seu trabalho. Confira um trecho de sua explicação:
A história por trás da moeda
Composta de um escudo circular, a face da moeda apresenta em seu centro um balão representando a origem da aeronáutica pela Força Terrestre (nos campos de batalha da Tríplice Aliança), sobreposto ao balão, há o símbolo do Exército Brasileiro e uma harpia de asas abertas, em voo, réplica do brevê de piloto da Aviação Militar.
Sob as asas da ave, em sinal de proteção e vigilante guarda, estão a imagem em dorso de uma aeronave de asa fixa, representando o período da Aviação Militar, que foi de 1919 até 1941 e, ao lado, uma aeronave de asas rotativas representando a fase atual da Aviação do Exército. Na parte inferior do círculo interno, simbolizando a fé e a força, o brasão da Aviação do Exército com asas prateadas (brasão alado).
Em seu verso, a moeda ainda mais especial, eterniza três obras de Mauro Godoy: “Duque de Caxias e a Primeira Atividade Aeronáutica no Brasil – 1867”, “Capitão Ricardo Kirk – Patrono da Aviação do Exército Brasileiro – 1915” e “O Renascimento da Aviação do Exército – 1986”.
Aviação e arte eternizadas
Além de simbolizar o Centenário da Aviação Militar no Brasil, a moeda tem grande valor para a história da Aviation Art. “Tenho certeza que ele ficaria muito feliz porque ele gostava muito quando reconheciam o trabalho dele. Eu gostei muito da moeda porque acredito que ele estaria feliz. Ela eterniza o trabalho da pessoa, não é um papel, é um metal, ela dura para sempre, está fundida ali”, disse Val dos Santos.
A Tocoin agradece ao Coronel Antônio Geraldo Rodrigues, por confiar em nossa equipe para realizar um trabalho tão importante para a história e para a cultura do nosso país. Assim como o Coronel, outras pessoas também já confiaram a nós os seus projetos especiais. Conheça a moeda que criamos para a esquadrilha da fumaça.