Moeda militar do CATE – Curso de Ações Táticas Especiais de Goiás

Moeda Militar do Cate

O Curso de Ações Táticas Especiais do Estado de Goiás – CATE, agora possui a sua própria moeda militar. Ela é uma recompensa para os policiais militares que passaram pelo curso e encararam os desafios e treinamentos intensos. Passar pelo CATE é o pré-requisito básico para os policiais militares que querem ingressar no Batalhão de Operações Especiais – BOPE.

 

Sempre que criamos uma moeda militar tentamos passar para ela os valores e sentimentos da instituição. Só temos certeza que isso de fato acontece quando quem as merece, as recebe. Assim como em todas as outras, havia uma expectativa muito grande para o resultado final.

 

medalha-militar-bope-faca-na-caveira

Moeda militar com o símbolo do BOPE – PMGO

 

“Esta peça representa uma etapa difícil que tivemos que passar em nossas vidas, ela é um sonho materializado em forma de moeda do desafio. Olhando através desta relíquia conseguimos viajar, voltar no tempo e lembrar o quão importante foi ter passado por esta experiência ímpar.”

Mário Júnior – CATE Goiás

 

Os detalhes da moeda militar do CATE Goiás

 

A moeda do Curso de Ações Táticas Especiais do Estado de Goiás foi cunhada em bronze e recebeu sobre o metal um revestimento em ouro envelhecido. Ela meda 50mm de diâmetro, tem 3mm de espessura e o seu peso é de aproximadamente 51g.

 

O símbolo do BOPE

 

medalhas-militares-bope-pmgo

Lado anverso da moeda do CATE de Goiás.

 

Na face principal da moeda, também chamada de anverso, está em 3D o símbolo do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás – BOPE/PMGO. Os BOPEs de cada estado possuem o seu próprio símbolo, no entanto, todos usam três elementos principais: a caveira, a faca e as duas garruchas. A faca representa o caráter de quem tem como conduta a ousadia. Simboliza também o sigilo das missões do batalhão. Vale lembrar aqui que a faca é o mais perfeito instrumento de combate que o homem já criou, visto que sofreu poucas alterações até hoje em sua forma original.

 

Já o crânio é usado como símbolo de inteligência e conhecimento, ao mesmo tempo que representa a morte. A faca cravada na caveira simboliza a superação humana. A origem desses significados é incerta, mas comenta-se que durante na Segunda Guerra Mundial, na sala de um oficial alemão tenham sido encontrados crânios humanos sendo exibidos como “troféus”. Indignado, um dos soldados integrantes das forças aliadas, que estavam lá para libertar os prisioneiros do campo de concentração nazista, cravou sobre uma das caveiras a sua adaga e bradou a todos que a vida havia vencido a morte naquele momento. Sendo assim, a faca na caveira representa a “vitória sobre a morte”. As garruchas são símbolo da Polícia Militar.

 

medalha-bope-faca-na-cabeira-cate

Moeda do Curso de Ações Táticas Especiais do Estado de Goiás.

 

Contornando o símbolo do BOPE, rente a borda da moeda estão gravados os princípios dos policiais militares que entram para o batalhão: liderança, perseverança, versatilidade, agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente, espírito de corpo, flexibilidade, honestidade, iniciativa e lealdade.

 

“QUEM OUSA VENCE

 

medalha-militar-cate-goias

Lado reverso da moeda do CATE de Goiás.

 

No outro lado da moeda, este chamado de reverso, está gravado o símbolo do Curso de Ações Táticas Especiais – CATE. Na parte superior está o lema “Quem ousa vence.” e na parte inferior a sigla da Polícia Militar do Estado de Goiás – PMGO.

 

Moeda Militar do Cate

“Quem ousa vence.” – Lema do do CATE – PMGO.

 

Você faz parte de algum Batalhão de Operações Especiais do Brasil?

 

Apresente esta moeda para seus companheiros e criem também uma moeda exclusiva que represente a grandeza e os princípios do batalhão. Vamos ter orgulho de participar do projeto e criar algo especial como merecem. Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

 

SUA HISTÓRIA MERECE UMA TOCOIN!

Projetos a partir de 50 unidades
e prazo de entrega de 60 dias.

APRENDA COM A TOCOIN

CONHEÇA OUTRAS HISTÓRIAS QUE JÁ CONTAMOS